Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
No dia 11 de junho, os alunos de Pedagogia da Rede de Ensino Doctum de Teófilo Otoni acordaram cedinho e foram em direção ao Quilombo Santa Cruz em Ouro Verde de Minas/MG. O objetivo da visita foi possibilitar aos acadêmicos o contato com a Educação Quilombola e demonstrar através de diálogos transdisciplinares como pode ser a atuação do Pedagogo nestes espaços, que perpassa os muros da escola.
Além dos professores e alunos dos 1º e 3º períodos de Pedagogia, participaram também da visita, três alunos do 8º período de Psicologia. “Professores e Alunos, oportunizaram um momento de crescimento não só acadêmico, mas da perspectiva pessoal de ouvir relatos de lutas, de histórias de vida, que influenciaram no desenvolvimento de uma comunidade bem organizada e com propostas futuras de prosseguir com o crescimento”, destaca Jamírio Francino, aluno do 3º Período de Pedagogia.
O aluno também relatou da importância de conhecer o espaço onde a educação acontece no Quilombo. “Inspirador, para nós futuros Pedagogos vermos a escola infantil, organizada para atender as crianças do Quilombo, trabalhando com a valorização da cultura desses educandos, incentivando a sua vivência escolar em seu espaço natural de convivência, partindo de um pressuposto de uma educação significativa e prazerosa para os alunos. Agradeço aos mestres por organizar essa pesquisa de campo, aos alunos do curso de psicologia pela parceria e ao Quilombo Santa Cruz pela calorosa recepção”,conclui Jamírio.
A docente e coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Carolina Costa Carvalho falou sobre o momento rico, onde os alunos puderam conhecer a história do Quilombo. “Foi um momento muito rico, pois conhecemos a história do quilombo com suas lutas, dificuldades e conquistas para manter a tradição quilombola bem como o reconhecimento territorial. Além disso, alguns estudantes das licenciaturas em Educação do Campo nos explicaram quais tipos de avaliação são trabalhados neste curso, como funciona a Pedagogia da Alternância, tempo escola, tempo comunidade, ou seja, novos métodos de conhecimento, práticas de ensino e de avaliação diferenciadas do sistema educacional brasileiro que fazem grande diferença na formação dos futuros educadores do/no Campo”, afirma.
“Conversamos, também, com algumas lideranças da comunidade que lutam por melhores condições do quilombo. Por fim, conhecemos as escolas, dentre elas uma de educação infantil criada pelos próprios estudantes de licenciatura em Educação do Campo que atende as crianças da comunidade de 0 a 6 anos. A Pedagogia fará uma parceria a fim de contribuir com a escolinha “Filhos de Dandara”. Agradeço a Maria Alves, Joca e Paty e demais companheiros por nos receber com tanto carinho e atenção. Obrigada Gilmar pela organização e vinda dos alunos. Agradeço a presença e participação dos professores”, conclui Ana Carolina.
No dia 11 de junho, os alunos de Pedagogia da Rede de Ensino Doctum de Teófilo Otoni acordaram cedinho e foram em direção ao Quilombo Santa Cruz em Ouro Verde de Minas/MG. O objetivo da visita foi possibilitar aos acadêmicos o contato com a Educação Quilombola e demonstrar através de diálogos transdisciplinares como pode ser a atuação do Pedagogo nestes espaços, que perpassa os muros da escola.
Além dos professores e alunos dos 1º e 3º períodos de Pedagogia, participaram também da visita, três alunos do 8º período de Psicologia. “Professores e Alunos, oportunizaram um momento de crescimento não só acadêmico, mas da perspectiva pessoal de ouvir relatos de lutas, de histórias de vida, que influenciaram no desenvolvimento de uma comunidade bem organizada e com propostas futuras de prosseguir com o crescimento”, destaca Jamírio Francino, aluno do 3º Período de Pedagogia.
O aluno também relatou da importância de conhecer o espaço onde a educação acontece no Quilombo. “Inspirador, para nós futuros Pedagogos vermos a escola infantil, organizada para atender as crianças do Quilombo, trabalhando com a valorização da cultura desses educandos, incentivando a sua vivência escolar em seu espaço natural de convivência, partindo de um pressuposto de uma educação significativa e prazerosa para os alunos. Agradeço aos mestres por organizar essa pesquisa de campo, aos alunos do curso de psicologia pela parceria e ao Quilombo Santa Cruz pela calorosa recepção”,conclui Jamírio.
A docente e coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Carolina Costa Carvalho falou sobre o momento rico, onde os alunos puderam conhecer a história do Quilombo. “Foi um momento muito rico, pois conhecemos a história do quilombo com suas lutas, dificuldades e conquistas para manter a tradição quilombola bem como o reconhecimento territorial. Além disso, alguns estudantes das licenciaturas em Educação do Campo nos explicaram quais tipos de avaliação são trabalhados neste curso, como funciona a Pedagogia da Alternância, tempo escola, tempo comunidade, ou seja, novos métodos de conhecimento, práticas de ensino e de avaliação diferenciadas do sistema educacional brasileiro que fazem grande diferença na formação dos futuros educadores do/no Campo”, afirma.
“Conversamos, também, com algumas lideranças da comunidade que lutam por melhores condições do quilombo. Por fim, conhecemos as escolas, dentre elas uma de educação infantil criada pelos próprios estudantes de licenciatura em Educação do Campo que atende as crianças da comunidade de 0 a 6 anos. A Pedagogia fará uma parceria a fim de contribuir com a escolinha “Filhos de Dandara”. Agradeço a Maria Alves, Joca e Paty e demais companheiros por nos receber com tanto carinho e atenção. Obrigada Gilmar pela organização e vinda dos alunos. Agradeço a presença e participação dos professores”, conclui Ana Carolina.